Notícias

João Doria diz que fixar ICMS é populismo, e Lira rebate: ‘Sensibilidade Social’

Para presidente da Câmara, a alteração baixaria o preço dos combustíveis em até 8%

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), chamou de “simplória” e “populista” a proposta de alterar o valor para cálculo do ICMS sobre os combustíveis para reduzir os preços. Ele também reafirmou que o tributo estadual não é o responsável pela alta nos valores.

– Estão fazendo análise simplória e tentando criar solução populista para resolver o problema do preço dos combustíveis. A culpa da alta de preços não é do ICMS dos estados. O ICMS de SP permanece inalterado há décadas, e o preço dos combustíveis continua subindo – disse Doria em publicação no Twitter.

O tucano responsabilizou o governo federal pelo aumento nos preços.

– A trágica administração econômica e política do governo federal gera desconfiança e instabilidade, colocando o dólar em alta permanente. A inflação voltou, o dólar disparou, e o preço dos alimentos assustou. Não é culpa do ICMS. É culpa da incompetência do governo federal, que fala muito e faz pouco – acrescentou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), por sua vez, rebateu a declaração do governador, dizendo a questão demanda sensibilidade social.

– Doria, a questão não é administração fiscal. É sensibilidade social. O barril do petróleo custava menos de US$ 30 em maio/2020. Agora, chegou a U$ 82. Ou seja: com a mesma alíquota, os estados estão ganhando mais dinheiro. É matemática pura e simples. A alíquota é a mesma – escreveu Lira.

Ele acrescentou ainda que, neste caso, é preciso “pensar no cidadão”, e não nos cofres públicos.

– O barril quase triplicou. Em um momento de retomada econômica, todo o incentivo é bem-vindo. Não seria o caso de pensar no cidadão, e não nos cofres do Estado? – perguntou.

Segundo as previsões de Lira, a alteração baixaria o preço dos combustíveis em até 8%.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

Por Favor, ajude-nos a manter esse site no ar. Retire o bloqueador de anúncios.