O festival ganhou destaque nas redes sociais em razão da presença da primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja
A Itaipu Binacional alocou R$ 15 milhões para patrocinar o Festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, evento que terá início nesta quinta-feira, 14, e se estenderá até o sábado, 16, no Rio de Janeiro. Além disso, o suporte financeiro da empresa se estende à Cúpula do G-20 Social e a eventos correlatos.
O Estado de S. Paulo questionou o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e a Petrobras sobre os valores investidos no evento, no entanto, nenhuma dessas empresas respondeu. O BNDES, diferentemente, deu uma resposta, mas se recusou a compartilhar os números.
Em comunicado, a instituição afirmou que “eventuais demandas de imprensa deverão ser encaminhadas ao Ministério da Cultura”. O Ministério, em nota, disse que revelaria o valor investido mais tarde.
A atitude do BNDES está em desacordo com seu próprio hábito de revelar números, uma característica habitual em seu site. O apoio financeiro a eventos através de empresas estatais tem sido uma ocorrência recorrente ao longo do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).