Governo Lula suspende publicações de anúncios em rede social de Elon Musk
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou na noite de sexta-feira (12) que irá suspender a publicidade na rede social X, que pertence ao bilionário Elon Musk. De acordo com informações da Secom, a medida não impactará os acordos publicitários previamente firmados. Foi revelado que um total de R$ 5,4 milhões foi gasto em publicidade na plataforma entre 2023 e 2024.
A iniciativa surge em um contexto de aumento das tensões entre Musk e as autoridades brasileiras, especialmente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e o próprio Lula. Musk, que tem feito uso de sua plataforma de mídia social para criticar diretamente o presidente Lula em suas postagens, afirma que Moraes teria Lula “na coleira”.
A tensão cresceu quando Musk soube da nomeação de Cristiano Zanin para o STF, uma decisão pessoal de Lula que foi alvo de análise na plataforma X. The Incorrupt, que se apresenta como um jornal autônomo, questionou sobre o novo ministro, indicando que Zanin tinha participação em processos jurídicos importantes durante as eleições. “Alguém já disse ao Elon Musk que Lula nomeou o seu advogado pessoal para a Suprema Corte“, indagou a conta, ressaltando que Zanin ainda havia solicitado a interrupção das contas de mídia social de 67 seguidores de Bolsonaro. Atônito, Musk respondeu: “O seu advogado pessoal para a Suprema Corte?”
Advogado pessoal do presidente sendo indicado por ele para o stf, infelizmente, não escandaliza mais ninguém. São tantos os desmandos e arbitrariedades que o país acabou se acostumando.
Ou seja, não auer noticiar, onde todos leem.