Notícias

Governo Lula já gastou R$ 66,7 milhões com cartões corporativos em 2025

Cartões corporativos do governo Lula já somam R$ 66,7 milhões em 2025; gastos seguem sob sigilo.

Ministério da Justiça lidera despesas; apenas Presidência usou R$ 4,3 milhões

O governo do presidente Luiz Inácio da Silva (PT) já utilizou R$ 66,7 milhões em cartões corporativos somente em 2025. Os dados, divulgados pela Coluna Cláudio Humberto do Diário do Poder, revelam que onze cartões da Presidência da República sozinhos consumiram R$ 4,3 milhões neste ano.

As informações detalhadas permanecem sob sigilo, com a justificativa de “razões de segurança”.

Receba no WhatsApp as principais notícias do dia em primeira mão

Entre no grupo

Onde vai o dinheiro

O aparece como líder no uso do recurso, somando R$ 22 milhões em despesas realizadas com 362 cartões ativos. Entre os itens bancados pelos cartões estão aluguéis de veículos, combustíveis, jantares e hospedagens.

Histórico de polêmicas

Os cartões corporativos, criados para dar agilidade em despesas emergenciais da administração pública, se tornaram alvo de críticas ainda no segundo mandato de Lula, quando vieram à tona gastos pessoais de ministros pagos com recursos públicos.

Um dos casos mais emblemáticos envolveu o então ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB), hoje deputado federal. Reportagens revelaram que ele utilizava os cartões para bancar despesas de hotéis, restaurantes e até uma simples tapioca.

Sigilo mantém desconfiança

Apesar de sucessivas promessas de maior transparência, o detalhamento dos gastos segue restrito ao Planalto, o que alimenta suspeitas sobre a real destinação dos recursos.


Participe da conversa

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados.