Política
Tendência

Van Hattem diz que Lira decidirá sobre ‘CPI do Xandão’ na terça: “não caiam em fake news”

Arthur Lira está em viagem oficial ao Catar, acompanhando a Copa do Mundo.

Em vídeo, publicado nesta sexta-feira (25), o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), disse que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), decidirá sobre o pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar eventuais abusos de autoridade praticados por membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira (28).

“Conversei com o Arthur  ontem, por telefone, onde eu disse que estava com as 181 assinaturas para a CPI. Ele disse estar ciente, mas que iríamos conversar na terça-feira (29) (…) Não caiam em fake news”, disse o deputado em vídeo.

Arthur Lira está em viagem oficial ao Catar, acompanhando a Copa do Mundo.

Nesta sexta, Marcel Van Hattem disse que 190 parlamentares haviam assinado o requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito, número que possibilita que o requerimento seja formalizado à Mesa Diretora da Casa.

No documento apresentado, o deputado federal fala em “inúmeras as violações de direitos e garantias individuais contra cidadãos brasileiros, políticos e também contra pessoas jurídicas, perpetradas por Ministros das cortes superiores”. Ele cita entre os argumentos para a instalação da CPI de Abuso de Autoridade: ações de busca e apreensão nas residências de empresários por terem compartilhado mensagens em grupos de Whatsapp; bloqueio de contas bancárias de 43 pessoas e empresas suspeitas de financiarem atos antidemocráticos; e a censura a parlamentares, ao economista Marcos Cintra, além de censura a veículos conservadores.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo