Seis senadores viajam a Portugal para fórum jurídico com despesas pagas por recursos públicos
Seis senadores brasileiros embarcam nesta semana para Lisboa, Portugal, com despesas custeadas pelo Senado Federal, para participar de um fórum jurídico organizado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As informações foram divulgadas pelo O Estado de S. Paulo nesta terça-feira, 1º de julho.
Os parlamentares que integram a comitiva são:
- Irajá (PSD-TO),
- Daniela Ribeiro (PP-PB),
- Eduardo Gomes (PL-TO),
- Marcio Bittar (União-AC),
- Laércio Oliveira (PP-SE),
- Angelo Coronel (PSD-BA).
Todos solicitaram afastamento por missão oficial e terão direito a reembolso de despesas, conforme o regimento interno do Senado.
Detalhes do evento e outros participantes
Marcado para ocorrer entre os dias 3 e 5 de julho, na Universidade de Lisboa, o evento tem como tema: “Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”. O fórum é informalmente apelidado de “Gilmarpalooza” devido à frequente presença de ministros do STF, políticos, empresários e lobistas.
Os senadores têm até 90 dias para apresentar notas fiscais e requerer o ressarcimento com recursos do Senado. Ainda segundo as normas da Casa, toda viagem internacional deve ser comunicada previamente à Mesa Diretora.
Os senadores Eduardo Gomes e Daniela Ribeiro também informaram que participarão de outro evento em Lisboa, além do fórum de Gilmar Mendes.
Outros nomes foram anunciados como palestrantes, como Ciro Nogueira (PP-PI), Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Davi Alcolumbre (União-AP), embora nenhum dos três tenha oficializado afastamento até o momento.
Na Câmara dos Deputados, a organização confirmou a presença de 12 deputados, entre eles o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Não está claro, porém, quais terão custos pagos com dinheiro público.
Bastidores e articulações paralelas
Apesar da proposta acadêmica, o evento é conhecido nos bastidores por jantares, festas e reuniões reservadas, que não constam da programação oficial. Em 2023, o BTG Pactual organizou um coquetel privado no restaurante de luxo SUD Lisboa, reunindo figuras do Judiciário, do Congresso e do empresariado.