Mundo

Freira brasileira morre afogada após salvar irmãs em praia na Itália

Freira brasileira Nadir Santos da Silva morreu afogada em praia da Sicília após resgatar irmãs de congregação arrastadas por ondas fortes

Nadir Santos da Silva, de 45 anos, conseguiu salvar companheiras de congregação na Sicília, mas não resistiu ao esforço

Ondas fortes arrastaram um grupo de religiosas que aproveitavam um momento de lazer numa área rasa do mar na , região insular da Itália. A , de 45 anos, lançou-se ao resgate das companheiras e conseguiu tirá-las do perigo. No entanto, ela própria não sobreviveu. Já inconsciente quando uma das irmãs a retirou da água, Nadir acabou afogada. As informações foram divulgadas pelo Vatican News.

Quem era Nadir Santos da Silva

Nascida em 1980 na Bahia, Nadir mudou-se ainda criança para São Paulo, onde iniciou sua trajetória na fé católica. Antes de ingressar na Igreja, ela se definia como “punk e anarquista”, conforme relato do Vaticano. Com o tempo, abraçou a vida religiosa e integrou a congregação do Espírito Santo, na qual ocupava o cargo de priora local — posição de liderança entre as religiosas da região.

Receba no WhatsApp as principais notícias do dia em primeira mão

Entre no grupo

A freira também manifestava o desejo de levar o nome de Jesus a lugares onde ele não era conhecido e afirmava querer “dar a vida por Cristo”.

Circunstâncias do acidente na Sicília

O grupo de irmãs desfrutava de um dia de descanso em uma praia siciliana quando correntes e ondas intensas surpreenderam as religiosas. Elas estavam em trecho raso do mar no momento em que foram arrastadas. A data exata do acidente não foi informada pelo Vaticano.

O de Nadir estava previsto para a quinta-feira, 14 de maio, em San Giovanni La Punta, na Sicília.

Homenagens da congregação e do Vaticano

Em nota oficial, a congregação Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo declarou que “o instinto da Irmã Nadir manifestou-se até o último fôlego”. O comunicado detalhou: “Ela conseguiu salvar suas irmãs, mas, no esforço extremo, acabou perdendo as forças e não resistiu”.

O Vaticano também prestou homenagem à religiosa baiana. Segundo a instituição, a morte de Nadir “deixa um rastro de luz”. O episódio foi classificado como “o selo de uma vida que escolheu mergulhar profundamente no mistério do amor”.


Publicidade

Participe da conversa

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados.