Folha diz que “errou” ao associar falsamente propriedade de SC ao nazismo

Folha de São Paulo reconhece erro ao associar propriedade em Urubici ao nazismo.

Em uma publicação realizada na tarde do último sábado (27), o jornal Folha de São Paulo reconheceu o erro ao associar uma propriedade localizada em Urubici, Santa Catarina, ao nazismo. Na ocasião, o jornal havia declarado que a propriedade fazia “muito provavelmente” uma alusão à ideologia consagrada por Adolf Hitler.

O jornal reconheceu o erro e explicou que a palavra “heil”, presente na placa da propriedade, possui diferentes traduções, incluindo “salvação”, “salvo” e “ileso”, além de ter sido utilizada como interjeição em saudações nazistas como “Heil, Hitler”.

“Neste caso, no entanto, a palavra “heil” é uma referência ao sobrenome da família dona da propriedade. É incorreto, portanto, fazer referência a essas estruturas como “telhas arianas”, como escreveu a colunista Giovana Madalosso. A falta de uma rigorosa checagem de dados, conforme recomenda o Manual da Redação, levou ao erro cometido pelo jornal”, diz a publicação.

A coluna assinada pela jornalista Giovana Madalosso apontou a presença da palavra “Heil” em telhados de casas em Urubici, na Serra Catarinense, como uma suposta saudação nazista. A jornalista relata ter visto a escrita durante suas férias na região.

A apontou falsamente que a palavra em propriedade de SC fazia relação com a saudação nazista “Heil Hitler”, salve hitler, em português.

O sobrenome Heil é conhecido no estado de Santa Catarina , especialmente na cidade de Brusque, onde a família Heil é residente e possui propriedades em Urubici, uma cidade situada a aproximadamente 170 quilômetros de Florianópolis.

Sair da versão mobile