Flávio Dino Dá 30 Dias para Governo Tarcísio Explicar Gastos com Proteção Ambiental

STF Exige Relatório Sobre Execução Orçamentária e Combate às Queimadas
Dino Dino
Fellipe Sampaio /SCO/STF

STF Exige Relatório Sobre Execução Orçamentária e Combate às Queimadas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou que a Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) do Estado de São Paulo apresente, em até 30 dias, um relatório detalhado sobre a execução orçamentária dos programas de proteção ambiental referentes aos anos de 2023 e 2024. A decisão visa esclarecer, principalmente, os motivos da não execução de recursos destinados à prevenção de queimadas. A medida ainda será submetida a referendo do Plenário do STF.

PSOL Acusa Governo de Omissão em Emergência Climática

A decisão é resultado de uma liminar concedida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1201), movida pelo Partido e Liberdade (PSOL). A legenda acusa o governo paulista de omissão em suas responsabilidades ambientais durante um período de emergência climática. O PSOL também solicita o aumento dos recursos destinados ao combate a incêndios — que teriam sido reduzidos no orçamento estadual — e o fortalecimento da proteção dos biomas Cerrado e Mata Atlântica.

Cenário de Vulnerabilidade Ambiental

Na decisão, Flávio Dino destacou que os dados apresentados pelo PSOL revelam um quadro preocupante de vulnerabilidade ambiental, com consequências negativas para os biomas e para a população. Segundo o ministro, as queimadas ocorridas neste ano foram intensas e recorrentes, prejudicando a qualidade do ar, reduzindo a visibilidade e causando problemas de saúde pública, especialmente para os grupos mais vulneráveis.

Fiscalização e Prevenção de Incêndios em 2025

Dino enfatizou a necessidade de o governo paulista intensificar a fiscalização e o controle ambiental para evitar novos incêndios. Ele reforçou a importância de se ter uma infraestrutura adequada para o combate e a prevenção das queimadas em 2025. Para o ministro, os desafios contínuos exigem planejamento constante, políticas públicas eficazes e a cooperação entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil.

Relatório da Cetesb Sobre Autorizações de Queimadas

Além da solicitação à SEMIL, Dino determinou que a Cetesb — agência responsável pelo controle ambiental — apresente um relatório detalhado sobre as autorizações de uso de fogo emitidas nos últimos cinco anos. O objetivo é verificar se houve aumento na concessão dessas permissões.

Prazos para União e Estado de São Paulo

O ministro também determinou que informações adicionais sejam solicitadas à União e ao Estado de São Paulo dentro de um prazo de 10 dias. Após isso, os autos devem ser encaminhados ao Advogado-Geral da União e ao Procurador-Geral da República, que terão 15 dias para se manifestar.


3 comments
  1. Tenho tanta vergonha de ser brasileiro. De ter ministros no STF do nível desse comunista….quando foi governador esse cidadão afundou o Maranhão e agora quer ensinar Tarcísio de Freitas e ser governador. Pelo amor de Deus…..isso é o poste mijando no cachorro…..

  2. No rosto uma indiscutivel expressão de deboche. Este senhor deve pensar que, como pessoa, significa muito mais do que realmente representa. Deve se achar sobre um pedestal olhando as pessoas de cima. Pior seria, todavia, se houvesse algum psicopata exercendo cargo no alto escalão da República. Felizmente não há. Amem!

  3. Só houve queimadas em SP ? Ou algum outro Estado será cobrado para apresentar com 30 dias projetos e gestão de recursos ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *