Juíza estabeleceu uma indenização no valor de R$ 5 mil
O influenciador digital Felipe Neto foi condenado pela Justiça de São Paulo a pagar uma indenização de R$ 5 mil ao deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP).
A determinação surge em resposta a um comentário realizado em 2023. Seguindo uma homenagem feita pelo parlamentar ao seu avô ucraniano, na qual mencionou “destruir o comunismo”, Felipe Neto rotulou o avô de Bilynskyj como “nazista”, alegando que ele “havia lutado “no exército de Hitler”.
Um processo foi aberto contra o influenciador pelo deputado. Ele afirmou à Justiça que as afirmações de Felipe Neto eram “mentirosas”.
No processo, o influenciador se defendeu, destacando que a fala de Bilynskyj foi condenada por pesquisadores e entidades, incluindo o Museu do Holocausto e o Instituto Brasil-Israel.
Contudo, Felipe Neto foi condenado pela juíza Fernanda Panseri Ferreira. De acordo com a juíza, ao referir-se ao avô do deputado como nazista, ele o ofendeu e precisa pagar uma indenização como compensação pela “dor” provocada.
Também foi determinado por Ferreira que a publicação terá que ser apagada pela rede social X.
Ainda é possível para Felipe Neto apelar da decisão. As informações foram fornecidas por Rogério Gentile, colunista do UOL.
Só acho um valor baixo na indenização. Para esse tipo de gente tem que doer no bolso para parar de ofender as pessoas.