Elaine Keller se demite da Jovem Pan por discordâncias no gerenciamento de crises
A apresentadora Elaine Keller, que também era a Diretora de Relações Institucionais da Jovem Pan, pediu demissão na segunda-feira (16) por divergências com a administração da emissora sobre o gerenciamento de crises. Os incidentes em questão incluem a programação de uma entrevista com o deputado Nikolas Ferreira (PL) no programa Pânico e um erro relacionado a uma notícia falsa a respeito de Gusttavo Lima, que foi transmitida no programa Linha de Frente na última sexta-feira (13). Mellina Braga, a editora-chefe do Linha de Frente, que foi responsabilizada pelo engano, também foi demitida.
Na sexta-feira, após o incidente envolvendo a notícia falsa sobre Gusttavo Lima, Elaine expressou seu descontentamento com a Jovem Pan por minimizar a situação e ignorar o erro com a notícia falsa. A ex-diretora defendia que o correto seria admitir o erro e emitir um pedido de desculpas aos telespectadores, o que não ocorreu.
Mellina foi a responsável apontada pelo erro da notícia falsa e, ao contrário de Elaine, o canal decidiu demiti-la. A Jovem Pan divulgou a informação de que Gusttavo Lima seria detido e alojado em uma cela construída no estilo “greco-goiano”, aludindo à arquitetura extravagante da residência do cantor.
Na realidade, a manchete foi divulgada pela seção Sensacionalista do jornal O Globo, que produz notícias falsas e as satiriza. Os advogados Diego Tavares e Fernando Capez foram levados a acreditar na autenticidade da fake news e passaram até dez minutos debatendo o tema. A situação se tornou motivo de riso nas redes sociais.
A Jovem Pan confirmou em comunicado o desligamento de Elaine Keller. Contratada em março, sua admissão fez parte de uma estratégia do canal para adotar uma postura neutra em relação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Elaine, que é advogada, se destacou como comentarista política.
“O Grupo Jovem Pan comunica o desligamento de Elaine Keller, diretora de Relações Institucionais, e agradece pelos importantes serviços prestados durante o período em que esteve no grupo”, declarou a Jovem Pan em comunicado.
Segundo informações de pessoas conectadas à Jovem Pan, Elaine tentava inserir convidados e amigos em outros programas da emissora, como o Pânico na Jovem Pan, algo que foi interpretado como uma espécie de “interferência” no setor de Jornalismo do canal. Em um comunicado de apenas dois parágrafos, o canal reservou um para abordar isso:
“O Grupo Jovem Pan aproveita a oportunidade para reafirmar sua independência editorial, assegurando que questões institucionais não interferem nem influenciam suas áreas de Jornalismo, Esportes e Entretenimento”, acrescentou o canal.
Esss é a verdade? “Na realidade, a manchete foi divulgada pela seção Sensacionalista do jornal O Globo, que produz notícias falsas e as satiriza.”
Ou seja, um mente, descaradamente e sobra para terceiros! Putz!