Vice-presidente do STF alerta para ‘onda de populismo autoritário’ e destaca importância da liberdade e democracia
Na manhã desta sexta-feira (08), o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, alertou sobre uma “onda de populismo autoritário” que está se levantando ao redor do mundo. O ministro afirmou que “liberdade e democracia” são condições essenciais para um “futuro habitável”.
Fachin fez essas declarações durante a abertura do seminário internacional “O Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul: relevância e perspectivas”, organizado pelo STF.
“Alerta” sobre o Cenário Atual
“Atentemos para o cenário presente. Liberdade e democracia são condições de possibilidade de um futuro habitável. Uma onda de populismo autoritário se levanta”, disse Fachin, sem especificar a quem estava se referindo diretamente.
Em outro trecho do discurso, o ministro destacou que um “novo vírus se espalha e contamina sistemas de justiça”: “A vacina interpela a têmpera dos tribunais. Cumpre resiliência e vigília democrática”, completou Fachin, sugerindo a necessidade de atenção e firmeza para manter a integridade dos sistemas judiciais.
Necessidade de Vigília Democrática
O vice-presidente do STF ressaltou que, diante dos desafios impostos por essas tendências globais, a resiliência e a vigilância democrática são essenciais para proteger os sistemas de justiça de influências autoritárias e garantir a preservação dos valores fundamentais da democracia.
Petista de carteirinha,você chama de democracia reabilitar canalhas condenados em 3 instâncias através de um malabarismo juridico?
Petista, você é o culpado de toda a perseguição imposta ao povo. Você e os seus são odiados por nós.
Populismo progressista é aceito ?