Estado mais violento do Brasil: Bahia proíbe ‘arminha’ de água em festas de rua

A medida vale para todo o Estado
Governador Assinou O Decreto Na Segunda Feira Governador Assinou O Decreto Na Segunda Feira
Governador assinou o decreto na segunda-feira 29 | Foto: Mateus Pereira/Governo da Bahia

A medida vale para todo o Estado

Na segunda-feira 20, Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia, firmou um decreto que interdita o emprego de “pistolas de água” em comemorações de rua. A restrição é válida para o Estado inteiro.

De acordo com o decreto, durante o Carnaval e as festas de rua, indivíduos que carregam esse tipo de artefato serão instruídos a entregar os itens nos pontos de abordagem ou nos locais determinados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. Em seguida, o poder público irá direcionar os artefatos para cooperativas de reciclagem.

Rodrigues declarou no Twitter/X que a lei tem como objetivo assegurar a segurança de todos, “coibindo atos machistas”.

Ações Governamentais para Proibir o Uso de ‘Pistolas de Água’

As entidades, coletivos e outros grupos devem implementar ações para prevenir o uso de “arminhas” por seus participantes ou membros, através de iniciativas educacionais e imposição de sanções aos transgressores. O uso de pistolas de água é caracterizado como qualquer objeto, feito à mão ou não, que atire água ou outros fluidos.

Elisângela Araújo, a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, disse que “as ‘pistolinhas de água’ deixam de ser um simples brinquedo inocente quando utilizado para cercar, pressionar e intimidar mulheres nos circuitos durante os dias da festa, inclusive, para que cedam aos desejos dos homens”. As informações são da Revista Oeste.

Ranking de Dados Oficiais do IBGE e TCU: Bahia lidera lista seguida pelo Rio de Janeiro e Ceará

Com base nos dados oficiais adquiridos das bases do “Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)” e “Tribunal de Contas da União (TCU)”, a Bahia surge como líder da lista, com 7.206. Em seguida, vêm o Rio de Janeiro (4.693) e o Ceará (3.471).

2 comments
  1. Enquanto isso os bandidos podem andar com armas de verdade, tá liberado, santa ignorância!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *