Estado de SP pode registrar chuva escura e tempestade de areia neste final de semana

Incêndios e frente fria afetam clima na região, segundo Climatempo
Incendios Em SP Incendios Em SP
Incendios Em SP

Incêndios e frente fria afetam clima na região, segundo Climatempo

Meteorologistas da Climatempo indicam que a região é impactada pela fuligem proveniente de incêndios, que acontecem tanto em cidades do interior quanto na Amazônia. De acordo com eles, uma frente fria fará com que a temperatura no domingo na capital não ultrapasse os 14°C.

Neste final de semana, São Paulo pode experimentar uma chuva escura devido à poluição gerada pela fumaça dos incêndios em cidades do interior do estado e na Amazônia, no Norte do país, conforme informado pelos meteorologistas do Climatempo.

O evento conhecido como chuva escura, que acontece quando as nuvens de chuva se misturam com a fuligem dos incêndios, está previsto para acontecer no domingo (25). A água recolhida pode ter um tom acinzentado, devido ao acúmulo de poluentes.

“Estamos com transporte de fuligem das queimadas, tanto da Amazônia quanto do interior de SP, em direção à Região Metropolitana e ao estado como um todo. A gente tem condição de chuva e ela pode vir com a presença de fuligem, o que faz ela ficar turva, escura”, explica César Soares, meteorologista da Climatempo.

Fortes ventos levantam a poeira e algumas cidades do interior também podem ser atingidas por tempestade de areia.

Os ventos na Região Metropolitana de SP devem atingir 70 km/h. Rajadas de 90 km/h são previstas desde Campinas até o norte do estado.

A temperatura não deve ultrapassar os 14°C no domingo, devido ao impacto da frente fria.

Na última sexta-feira, dia 24, o céu apresentou uma coloração cinza em diversas cidades da Grande São Paulo, apontando um forte indício de poluição.

A partir da última quinta-feira (22), incêndios em vegetações perto de rodovias no Noroeste de São Paulo, em particular, têm provocado uma série de problemas para os residentes e motoristas.

Dados do Inpe

Durante um período de seca, calor intenso e incêndios que provocaram perturbações e temor aos habitantes do interior de São Paulo, o estado anotou entre a quinta-feira (22) e a sexta-feira (23) 2.316 incidentes de incêndio. Este número é quase sete vezes superior ao total registrado em todo o mês de agosto do ano anterior, onde foram registrados 352 casos.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os dados apontam que São Paulo lidera a lista de incêndios no Brasil no final desta semana, superando até mesmo os estados da Amazônia Legal, que estão enfrentando uma temporada sem precedentes de queimadas, resultando em fumaça que alcançou 10 estados, incluindo São Paulo e o Rio Grande do Sul.

1 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *