Notícias

Esquerda decide usar verde e amarelo e cantar o Hino Nacional em protestos contra Jair Bolsonaro

Organizadores sustentam que querem resgatar símbolos usados em 'manifestações fascistas'

Organizadores sustentam que querem resgatar símbolos usados em ‘manifestações fascistas’

Na noite da segunda-feira 27, dirigentes do PT, do Psol, do PCdoB, do PSB, do PDT, do PV, do Cidadania, do Solidariedade e da Rede, além de lideranças sindicais, decidiram usar as cores verde e amarelo nos atos de 2 de outubro contra o presidente Jair Bolsonaro. Os movimentos de esquerda vão ainda cantar o hino do Brasil nos protestos, informou nesta terça-feira, 28, o jornal Folha de S.Paulo, que participou da reunião entre as siglas.

“A ideia é que o hino e a bandeira do Brasil sejam resgatados pelo campo republicano”, disse Fernando Guimarães, sociológico e coordenador do movimento Direitos Já. “Não faz sentido permitir que sejam apropriados pelas manifestações fascistas.” Tradicionalmente, a esquerda usa o vermelho nos atos que promove, aludindo ao comunismo e ao socialismo. Os organizadores querem que as concentrações ocorram na Avenida Paulista.

Receba no WhatsApp as principais notícias do dia em primeira mão

Entre no grupo

Participe da conversa

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados.