Erdoğan diz que Hamas ‘não é um grupo terrorista’: ‘Organização patriótica’

De acordo com o presidente da Turquia, o grupo terrorista palestino ‘defende seu território e seu povo’

Durante discurso no parlamento turco nesta quarta-feira (25), o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, afirmou que o grupo terrorista palestino Hamas não é um grupo terrorista.

“O Hamas não é uma organização terrorista, mas um grupo pela libertação e de combatentes que lutam para proteger as suas terras e os seus cidadãos”, disse Erdoğan.

O presidente turco também afirmou que Netanyahu, primeiro-ministro israelense, ‘abusou da boa vontade da Turquia’ e anuncia que cancelou sua visita a Israel.

“O Ocidente se uniu e vê o Hamas como uma organização terrorista. Israel, você pode agir como uma organização, porque o Ocidente lhe deve muito. Mas a Turquia não lhe deve nada”, disse Erdogan aos congressistas.

O presidente disse que a Turquia “não tem problemas com o Estado de Israel”, mas acrescentou que a Turquia “nunca aprovou as atrocidades cometidas por Israel”.

“Dizemos, não matem crianças. Matar pessoas, mulheres e crianças – pessoas inocentes, durante dias a fio não é justificável, mesmo que seja em resposta a alguns atos que não toleramos”.

Segundo ele, Israel está ‘agindo como uma organização terrorista’ e ‘cometendo crimes contra a humanidade’.

Sair da versão mobile