Todas as capitais devem lançar a nova tecnologia até o fim de julho deste ano
O Ministério das Comunicações informou que doze capitais brasileiras já estão totalmente aptas a lançar a internet 5G para suas populações, tanto sob a ótica da tecnologia quanto da legislação. São elas as cidades de Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Natal, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aracaju e Boa Vista.
De acordo com a pasta as outras quinze capitais brasileiras ou estão parcialmente adaptadas ou preparam a atualização da legislação municipal. Atualmente, a Lei Geral das Antenas e o Decreto n°. 10.480/2020 possibilitam a implantação da tecnologia, mas a pasta ressalta que é importante que todas as cidades atualizem suas normas para, assim, poderem disponibilizar mais antenas.
Atualmente, todas as capitais brasileiras já estão preparadas para lançar a internet 5G para a população até 31 de julho deste ano, conforme previsto no edital da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Dentro desse prazo, de acordo com o cronograma definido no leilão do 5G, as capitais precisam oferecer, no mínimo, uma antena para cada 100 mil habitantes.
Entretanto, para que a tecnologia 5G esteja ativa no país, um número de antenas até 10 vezes maior do que temos hoje será necessário, devido ao aumento exponencial do volume de dados que será transmitido com o passar do tempo. A meta estabelecida no cronograma da nova tecnologia prevê que ela deve chegar a todas as cidades brasileiras até dezembro de 2029.