Ditadura comunista de Nicarágua: jornalista é preso por cobrir procissão de Páscoa

Católicos estão sendo alvo de perseguição pela ditadura de Daniel Ortega

O jornalista nicaraguense Víctor Ticay foi preso depois de transmitir em sua página do Facebook uma procissão religiosa da Páscoa. A detenção do comunicador ocorreu na quinta-feira 7 e foi denunciada pela organização Alertas Libertad de Prensa Nicaragua.

Ticay registrou o momento em que a polícia local queria proibir na cidade de Nadaime, região sul do país, a celebração religiosa. Depois da prisão, o vídeo foi excluído da página do jornalista.

A entidade pede “a libertação imediata do jornalista e o respeito aos seus direitos fundamentais”, e enfatiza que “jornalismo não é crime”.

O relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Pedro Vaca, expressou sua preocupação com a prisão de Víctor Ticay. “Segundo denúncias públicas, o jornalista Víctor Ticay teria sido detido pela Polícia da Nicarágua. A ausência do Estado de Direito e a arbitrariedade com que as autoridades se comportam aumentam a preocupação.”

As procissões da Semana Santa têm sido alvo de perseguição por parte do regime comunista de Daniel Ortega, que só autoriza celebrações no interior das igrejas.

A Nicarágua tem uma população majoritariamente católica, com cerca de 60% dos habitantes professando a fé. Ortega tem intensificado a perseguição aos católicos no país, com a prisão de sacerdotes e fiéis.

Em fevereiro deste ano, o ditador xingou a Igreja Católica de “máfia organizada do Vaticano.” As informações são da Revista Oeste.

Sair da versão mobile