Indivíduos que fizeram ‘contribuições significativas’ ao governo chinês foram agraciados com honrarias
Na sexta-feira, 15, o ditador chinês Xi Jinping firmou uma ordem presidencial destinada a conceder títulos honorários e medalhas nacionais a 15 pessoas. Esta ação foi uma celebração do 75º aniversário da fundação da República Popular da China.
A escolha foi tomada após a votação do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, o principal órgão legislativo do país, em uma reunião na manhã daquele dia.
Dentre os homenageados, quatro indivíduos foram agraciados com a Medalha da República. Dilma Rousseff (PT), à frente do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS e ex-presidente do Brasil, foi contemplada com a Medalha da Amizade.
O especialista em mísseis e foguetes, Wang Yongzhi, que foi pioneiro no programa espacial tripulado da China, recebeu uma homenagem póstuma.
Zhenyi Wang, um renomado cientista médico conhecido por suas inovações no tratamento da leucemia, Zhensheng Li, um especialista em cultivo de trigo, e Zongde Huang, um veterano de guerra, também receberam honrarias. Além deles, mais dez indivíduos foram honrados com títulos nacionais.
Detalhes sobre as honrarias concedidas por Xi Jinping, ditador da China
A “Medalha da Amizade da China” é uma das condecorações mais elevadas que o governo chinês oferece a indivíduos estrangeiros.
De acordo com a mídia chinesa, a medalha, criada em 2018, é destinada a pessoas que fizeram contribuições significativas para incentivar a “cooperação internacional, fortalecer as relações entre a China e outros países, e promover a paz mundial”.
A cerimônia de outorga das distinções enfatiza a valorização de contribuições notáveis em várias áreas no contexto do aniversário da República Popular da China.
A decisão do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional de reconhecer e premiar esses indivíduos por suas realizações excepcionais é refletida na ordem assinada por Xi Jinping.
Segundo a agência estatal de notícias Xinhua, a entrega das honrarias enfatiza a relevância de diversos setores para o avanço e progresso do país.As informações são da Revista Oeste.