NotíciasPolítica

Bolsonaro aposta em Braga Netto como candidato à Prefeitura do Rio

Escolhas do ex-presidente da República têm incomodado o presidente do partido, o PL, Valdemar Costa Neto

Após barrar o filho e senador, Flávio Bolsonaro (PL), na disputa pela Prefeitura do Rio, o ex-presidente costura uma candidatura de seu vice na chapa derrotada nas eleições do ano passado à sucessão municipal de 2024. O general Walter Braga Netto é a aposta de Bolsonaro para agradar a seu eleitorado tradicional na cidade e evitar um racha do grupo político.

Pesquisas internas do PL indicaram a dificuldade que Flávio teria em vencer o prefeito e eventual candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), que busca o apoio do presidente Luiz Inácio da Silva. A decisão de Jair Bolsonaro em tirar o filho do processo sucessório municipal levou em conta, ainda, o impacto das denúncias de corrupção que envolvem a família. No entanto, as escolhas de Bolsonaro têm incomodado o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Com a saída do senador do jogo, reacendeu a disputa interna no diretório do PL fluminense pela indicação de um novo candidato. Além de Braga Netto, o deputado federal e ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o senador Carlos Portinho e os deputados estaduais Márcio Gualberto e Alan Lopes trabalham pela indicação ou pelo posto de vice, em caso de composição com outros partidos.

Eduardo Pazuello e o deputado estadual Márcio Gualberto também brigam como alternativas para assumir uma vaga de vice-prefeito, caso o partido decida apoiar outra legenda. O ex-ministro da Saúde e Gualberto pretendem participar de seminários e encontros para discutir o tema da segurança pública.

A opção Pazuello, contudo, esbarra no presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O dirigente tem dito a interlocutores que lançar o militar é entregar a eleição ao prefeito Eduardo Paes (PSD), uma vez que Pazuello era ministro da Saúde na pandemia da Covid-19, quando Bolsonaro adotou o negacionismo como resposta à crise.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo