Câmara aprova projeto que cria vale-gás para famílias de baixa renda

Proposta segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro
Plenário Da Câmara Dos Deputados,Foto,Michel Jesus,Câmara Dos Deputados Plenário Da Câmara Dos Deputados,Foto,Michel Jesus,Câmara Dos Deputados
Plenário Da Câmara Dos Deputados,Foto,Michel Jesus,Câmara Dos Deputados

Proposta segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 27, um projeto que cria um vale-gás para brasileiros de baixa renda. A proposta segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Pelo texto, o programa, que busca subsidiar o preço do produto que está em alta nos últimos meses, terá duração de cinco anos e se chamará Gás dos Brasileiros.

As famílias beneficiadas devem receber, a cada dois meses, o valor correspondente a pelo menos 50% da média do preço nacional do botijão de 13 quilos nos últimos seis meses.

Uma das fontes de financiamento virá de parte do montante que cabe à União da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-combustíveis), que passa a incidir sobre o botijão de 13 quilos e levará a um aumento no preço para todos os consumidores.

Beneficiários

Quanto aos beneficiados, se inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o texto restringe o pagamento às famílias com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo.

Entretanto, permanecem como beneficiárias as famílias que tenham entre seus membros pessoas contempladas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. Outra preferência de pagamento será para a mulher responsável pela família.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *