Bolsonaro sanciona Lei do Mandante e muda regras para transmissão de jogos

Presidente vetou apenas um trecho do projeto aprovado em agosto pelo Congresso Nacional
Lei Do Mandante Foi Sancionada Pelo Presidente Jair Bolsonaro Com Apenas Um Veto, Foto, Canva Lei Do Mandante Foi Sancionada Pelo Presidente Jair Bolsonaro Com Apenas Um Veto, Foto, Canva
Lei Do Mandante Foi Sancionada Pelo Presidente Jair Bolsonaro Com Apenas Um Veto, Foto, Canva

Presidente vetou apenas um trecho do projeto aprovado em agosto pelo Congresso Nacional

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei 2336/21, a chamada Lei do Mandante, que altera as regras envolvendo os direitos de transmissão de jogos de futebol no Brasil. A medida está publicada na edição desta segunda-feira, 20, do Diário Oficial da União, com data retroativa à sexta-feira 17, data-limite para a sanção da lei.

O texto altera o artigo 42-A da Lei Pelé, que trata da comercialização dos direitos de transmissão. Segundo a nova legislação, o time mandante do jogo passa a ter o direito de negociar isoladamente a transmissão da partida, independentemente da equipe visitante.

Atualmente, para transmitir um jogo de futebol, uma emissora de TV precisa ter contrato vigente com os dois clubes envolvidos na disputa. O texto foi aprovado no fim de agosto pelo Congresso Nacional.

Em relação ao projeto aprovado no Parlamento, Bolsonaro vetou o artigo 5º, que proibia que emissoras detentoras de concessão, permissão ou autorização para exploração de serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens exibissem logomarcas das próprias emissoras e de programas nos uniformes das equipes.

Cabe agora ao Congresso analisar o veto presidencial em sessão ainda a ser marcada. Os parlamentares podem manter ou derrubar a alteração feita pelo presidente da República.

As regras da Lei do Mandante não se aplicam para contratos assinados previamente e ainda em vigor, que permanecem sob as determinações atuais — direitos de transmissão divididos entre o clube mandante e o visitante.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *