MundoNotícias

EUA dará resposta ‘decisiva’ à Rússia caso ela invada a Ucrânia

Aviso foi dado pelo presidente Joe Biden

Neste domingo (2), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, garantiu ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, que, caso a Rússia invada a Ucrânia, os EUA “responderão de forma decisiva”. A conversa ocorreu em meio a tensão na fronteira entre os países, onde cerca de 100 mil soldados russos estão concentrados.

– O presidente Biden deixou claro que os Estados Unidos e seus aliados e parceiros responderão de forma decisiva se a Rússia invadir ainda mais a Ucrânia – afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

Por meio de uma ligação, Biden e Zelenskiy discutiram os preparativos para diversas reuniões diplomáticas que ocorrerão com o objetivo de manter a paz na Europa. Biden e Putin conversaram duas vezes no último mês, e representantes dos dois países devem se reunir nos dias 9 e 10 de janeiro em Genebra.

Na última semana, o assessor das relações exteriores da Rússia disse a repórteres que Putin alertou o presidente americano sobre a busca por sanções. Putin teria dito que a postura “poderia levar a uma ruptura completa das relações entre nossos países, e as relações Rússia-Ocidente serão severamente prejudicadas”.

Jen Psaki informou ainda que Biden reafirmou “o compromisso dos Estados Unidos com a soberania e integridade territorial da Ucrânia”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo