Bolsonaro Pede Cassação De Lula No TSE Por “Superlive” Com Artistas Em Campanha De 2022

Advogados de Bolsonaro apresentam argumentos finais em processo contra Lula por suposto abuso de poder econômico
Jair Bolsonaro Jair Bolsonaro
| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Advogados de Bolsonaro apresentam argumentos finais em processo contra Lula por suposto abuso de poder econômico

A defesa do ex-presidente apresentou as alegações finais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 25 de junho, relativas ao processo sobre a Superlive com artistas conduzida pela campanha do presidente Luiz Inácio da Silva em 2022. A acusação pede a cassação e a inelegibilidade de Lula, alegando abuso presumido do poder econômico e dos meios de comunicação. O evento, intitulado “Grande Ato Brasil da Esperança com Lula 13”, teve a participação de personalidades como Emicida, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Daniela Mercury e Djamila Ribeiro, e aconteceu em São Paulo em 27 de setembro de 2022, seis dias antes do primeiro turno das eleições, durando cinco horas.

Os advogados de Bolsonaro caracterizam o evento como um “showmício”, prática proibida por lei, e alegam que ele visava angariar votos dos jovens eleitores. Eles também apontam o uso indevido de recursos financeiros, afirmando que os gastos superaram um milhão de reais, o que, segundo eles, teria causado um desequilíbrio no pleito eleitoral.

A defesa de Lula, liderada por Cristiano Zanin e Eugênio Aragão, apresentou sua argumentação final no mesmo dia. A defesa sustenta que o evento não configurou um “showmício”, pois a figura central foi a candidatura de Lula e não os artistas presentes. Além disso, argumentam que os gastos representaram menos de 1% do valor total da campanha, não caracterizando abuso de poder econômico.

O ministro Raul Araújo, relator do caso, será o responsável por decidir quando o processo irá a julgamento na corte eleitoral.


1 comments
  1. Sinto cheiro de pizza! É como acaba tudo que é contra o atual desgoverno. O Brasil é um circo, onde nós somos os palhaços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *