MundoNotícias

Israel repudia fala de Petro sobre nazismo e corta exportação à Colômbia

Israelenses interromperam as exportações de segurança para a Colômbia; Esquerdista Gustavo Petro disse que não se insulta o governo colombiano

No domingo (15), o governo de Israel informou ter interrompido as exportações de equipamentos de defesa para a Colômbia, como uma forma de reagir às declarações do presidente Gustavo Petro, que, em 9 de maio, comparou o bloqueio total de Gaza pelos israelenses às ações nazistas contra os judeus.

Embaixadora da Colômbia em Israel foi convocada para reunião. Margarita Manjarrez foi informada de que as declarações “hostis e antissemitas” de Gustavo Petro foram recebidas com surpresa em Israel, “dada a violência dos ataques do Hamas”.

As declarações de Petro foram vistas por Israel como um endosso ao Hamas, resultando na suspensão das exportações de equipamentos de defesa para a Colômbia, conforme anunciado por Lior Haiat, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, na plataforma X. A guerra no Oriente Médio já está em seu nono dia.

As falas do presidente são rejeitadas por Israel, já que parecem dar suporte às ações violentas do Hamas, gerar mais ódio contra os judeus, prejudicar a imagem do Estado de Israel e colocar em perigo a tranquilidade da comunidade judaica na Colômbia.

Resposta de Petro

 “Se for necessário suspender relações com Israel, suspenderemos”. Em resposta ao anúncio, o presidente da Colômbia disse que não será insultado e que o povo colombiano é “independente, soberano e justo”. Ele também pediu aos outros países da América Latina que sejam solidários à Colômbia.

Se for necessário suspender relações exteriores com Israel, nós suspenderemos. Não apoiamos genocídios. (…) Do povo de Israel, peço ajuda para a paz na Colômbia, na Palestina e no mundo. A Colômbia, como nos ensinaram [Simón] Bolívar e [Antonio] Nariño, é um povo independente, soberano e justo.

Presidente esquerdista da Colômbia cita Holocausto para criticar cerco total à Faixa de Gaza e causa reação de Israel

Postagem que causou reação de Israel foi feita no último dia 9. Na ocasião, o presidente colombiano citou o Holocausto para criticar o cerco total à Faixa de Gaza. “Era isso que os nazistas diziam aos judeus. Os povos democráticos não podem permitir que o nazismo se restabeleça na política internacional”, escreveu.

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Idiota…os embargos a Cuba e a Venezuela começaram assim… Ah mas agora esses ditadores doentes GENOCIDAS têm o Brasil pra mandar dinheiro pra eles

  2. Só acho que o Presidente da Colômbia foi mal educado comparando ações de Israel ao nazismo de terrível memória ao povo judeu. Sem a mínima diplomacia. Não gostei e aprovo Israel que foi atacado covardemente. Israel que manda água e energia a Gaza.

  3. Esse perto é mais um dos que apoiam o terrorismo. Toda esquerdalha é ligada a esse tipo de monstruosidade!

  4. A selvageria e crueldade, dos terroristas do HAMAS, merecem o repúdio de qualquer pessoa, com um mínimo de humanidade e bom senso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo