Ex-presidente rebateu acusações contra ele durante o ato pela democracia
No evento em favor da democracia, ocorrido no último domingo, dia 25, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu às alegações de que teria tentado executar um golpe de Estado em 2022. O discurso do ex-líder do Executivo foi realizado por volta das 15h, com a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
“Isso sempre ouvi desde que assumi”, disse Bolsonaro, referindo-se à suposta tentativa de golpe. “O que é golpe? É tanque na rua, é arma, é conspiração, é trazer classes empresariais para seu lado. Nada disso foi feito no Brasil.”
Quando questionado sobre as acusações, o ex-chefe de estado esclareceu que a implementação do estado de sítio e de defesa são regidos por leis constitucionais. Nesses contextos, é necessário consultar os conselhos da República e da Defesa. Se esses dois órgãos indicarem aprovação, o Parlamento é chamado para dar sua opinião. Contudo, Bolsonaro enfatizou que nenhum desses procedimentos aconteceu durante sua administração.
Milhares se reúnem na Avenida Paulista em Ato pela Democracia
Neste domingo, a manifestação em defesa da democracia aconteceu na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo. O início oficial do ato foi às 15h.
O ex-presidente convocou o protesto programado para a tarde de domingo. Bolsonaro tem promovido o evento desde 12 de fevereiro através de postagens e vídeos nas redes sociais.
Desde o começo, o antigo líder do Executivo manteve uma postura pacífica na Avenida Paulista. No vídeo onde se comunicou com seus seguidores, Bolsonaro solicitou que os protestantes não portassem cartazes ou faixas “contra quem quer que seja”. Vestir-se com as cores da bandeira brasileira, especialmente verde e amarelo, foi outro conselho do ex-presidente.
“Quero me defender de todas ás acusações que têm sido imputadas à minha pessoa nos últimos meses”, disse Bolsonaro, em vídeo de 12 de fevereiro. “Mais do que discurso, uma fotografia de todos vocês, porque vocês são as pessoas mais importantes deste evento. Vamos mostrar para o Brasil e para o mundo a nossa união, as nossas preocupações e o que nós queremos: Deus, pátria, família e liberdade.”