Partido Popular obteve mais 13 cadeiras, somando 189 deputados
No último domingo, 9, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comemorou o desfecho das eleições europeias em suas plataformas de mídia social. Bolsonaro postou no Twitter/X: “A Europa mostra que a vontade popular prevalece sem determinadas intromissões e logo mais se repetirão em outras partes do mundo”.
Bolsonaro também comentou: “Todo o establishment está espumando de ódio e distribuindo suas fake news para difundir nas redações, estridentes com as pessoas que tanto querem calar”.
Segundo o ex-mandatário, “a vitória do povo mostra que as agendas impostas pelo sistema não estão satisfazendo sua vontade.”
Confira a postagem do ex-presidente Jair Bolsonaro:
– A Europa mostra que a vontade popular prevalece sem determinadas intromissões e logo mais se repetirão em outras partes do mundo.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 9, 2024
– Todo o establishment está espumando de ódio e distribuindo suas fakenews para difundir nas redações, estridentes com as pessoas que tanto querem…
Crescimento do Partido Popular
Entre os dias 6 e 9, os eleitores dos 27 países membros da União Europeia votaram para eleger seus representantes no Parlamento Europeu. De acordo com as projeções divulgadas pela comissão eleitoral europeia às 21h de domingo, a direita emergiu como a grande vencedora.
A atual presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, lidera o Partido Popular Europeu, que ganhou mais 13 cadeiras, totalizando 189 deputados.
Também houve avanços de outros partidos nacionalistas no Parlamento, com a obtenção de assentos por Identidade e Democracia e pelos Reformistas e Conservadores Europeus. Com essa mudança, a direita e a centro-direita agora controlam 56% das cadeiras, o que corresponde a 402 dos 720 deputados, um aumento em comparação aos 396 anteriores. As informações são da Revista Oeste.