Bolsonaro altera Marco Civil da Internet para garantir liberdade

Medida deve dificultar suspensões injustas de perfis na web
Bolsonaro Assinou Medida Provisória Para Reforçar Liberdade De Expressão Foto, Reprodução,Agência Brasil Bolsonaro Assinou Medida Provisória Para Reforçar Liberdade De Expressão Foto, Reprodução,Agência Brasil
Bolsonaro Assinou Medida Provisória Para Reforçar Liberdade De Expressão Foto, Reprodução,Agência Brasil

Medida deve dificultar suspensões injustas de perfis na web

O presidente Jair Bolsonaro alterou nesta segunda-feira (6), por meio de medida provisória, a lei do Marco Civil da Internet, criada por iniciativa da ex-presidente Dilma Rousseff. A mudança reforça os direitos e as garantias dos usuários da rede à liberdade de expressão.

De acordo com a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), a medida “objetiva conferir maior clareza às ‘políticas, procedimentos, medidas e instrumentos’ utilizados pelos provedores de redes sociais para cancelamento ou suspensão de conteúdos e contas”.

Para que um conteúdo, ou uma conta de rede social, sejam cancelados, suspensos ou excluídos, passará a ser necessária a apresentação de justa causa e motivação. O direito de restituição do conteúdo publicado também deverá ser garantido ao usuário, se a medida for considerada injusta.

Frequentemente, apoiadores de Bolsonaro, incluindo parlamentares, tem suas publicações e contas suspensas das redes sociais. No último mês, o perfil do deputado Otoni de Paula, por exemplo, foi bloqueado por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Otoni é acusado de promover atos anti-democráticos e seu perfil segue bloqueado até o momento desta publicação.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *