Integrantes da base aliada ao governo Lula já articulam uma estratégia para evitar a convocação e a quebra de sigilo de Frei Chico
De acordo com o Metrópoles, os membros da base aliada ao governo de Lula estão planejando uma tática para impedir a convocação e a violação do sigilo de Frei Chico – irmão do presidente e atual vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) – na Comissão Parlamentar de Inquérito que analisará fraudes de bilhões de reais no INSS. Mesmo sem ser oficialmente investigado, Frei Chico está na mira da oposição por causa de sua conexão com o sindicato, que é alvo de uma operação da Polícia Federal investigando um suposto esquema de deduções indevidas em aposentadorias e pensões.
No ano de 2023, o Sindnapi atingiu um número recorde na coleta de taxas associativas diretamente descontadas dos benefícios do INSS. Em uma nota divulgada em maio, o sindicato creditou o aumento à expansão do número de membros e à “qualidade dos benefícios”. No entanto, essa explicação não satisfez os oponentes, que indicam a presença de líderes afiliados ao governo como razão para maior rigor nas investigações.
“Nossa estratégia será mostrar a verdade, que [Frei Chico] não tem nada a ver com o peixe [desvios bilionários]”,O deputado Alencar Santana (PT-SP) já adiantou o discurso de proteção. Em agosto, após o recesso parlamentar, a comissão será formada. A presidência será do senador Omar Aziz (PSD-AM), uma figura próxima ao governo, e o relator ainda não foi escolhido.
Os deputados Alencar Santana (PT-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS), ministro da Secretaria de Comunicação Social, foram indicados como titulares da CPMI pelo PT, com Rogério Correia (PT-MG) e Orlando Silva (PCdoB-SP) como suplentes. Essa composição aumenta as suspeitas de que o governo tentará influenciar a direção da investigação e proteger aqueles associados ao Planalto.
Oposição promete reagir. “É inaceitável que bilhões sejam retirados dos aposentados enquanto figuras politicamente expostas estejam envolvidas ou próximas ao esquema”, afirmou um líder oposicionista.
pais de macacos…..so nordestinos pra cair nos papos do pt e lula……kkkkkk nbordesinos
pais de macacos se tem tanta certeza que o veio imprestavel nao tem culpa pq quer blindalo??….so norsdestinos jumentos cai nesse papo
Se já está começando com Omarl Aziz na presidência e o PT metendo a mão na relatório já sabemos no que vai dar.Chega de palhaçada. É Hugo Mota e Alcolumbre que escolhem? E aceitamos como gado. Indo para o matadouro. Tem que haver protestos veementes e não contatos doscoartidos como fizeram para colocar Alcolumbre e Motta onde estão. Venderam a al.a ao diabo para conseguirem a posição e não irão cumprir nada que prometeram começando pela anistia