Ministro Alexandre de Moraes determinou investigação sobre autores de movimentações bancárias para a parlamentar
Nos últimos 30 dias, os valores e remetentes que realizaram transferências via Pix para a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) serão rastreados pelo Banco Central.
A decisão foi tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, depois que Zambelli saiu do Brasil.
A decisão foi tomada em uma nova investigação contra a legisladora, iniciada na noite de quarta-feira, 4.
Na mesma data, foi emitido um mandado de prisão preventiva contra Zambelli, a qual foi adicionada à lista de difusão vermelha da Interpol, tornando-se uma fugitiva internacional.
“Ao Banco Central para que informe, detalhadamente, os valores e os remetentes de PIX para CARLA ZAMBELLI”, diz Moraes na decisão. O novo inquérito apura o crime de obstrução de Justiça e coação no curso do processo da tentativa de golpe de Estado.
A parlamentar conseguiu arrecadar, no mínimo, R$ 285 mil em contribuições através do Pix antes de sua partida do Brasil. Ela solicitou auxílio para cobrir os gastos relacionados a mais de 20 processos judiciais aos quais responde.
Foi estabelecido também que a Polícia Federal deve acompanhar e proteger o conteúdo postado por Carla nas redes sociais. Deve ser feita uma notificação para ela através de seus endereços de e-mail.
“Em virtude de encontrar-se fora do território nacional, DEFIRO a possibilidade de que os esclarecimentos de CARLA ZAMBELLI SALGADO DE OLIVEIRA sejam dados por escrito e que a mesmo seja notificada, inclusive, por seus endereços eletrônicos”, diz o documento.
O pedido de prisão preventiva de Zambelli foi feito por Moraes, após ela anunciar na terça-feira, 3, que deixou o Brasil. A rota de Zambelli aparentemente passou pela Argentina, continuando até a Flórida, nos Estados Unidos, com a Itália como destino final, país onde ela possui cidadania.
Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão em maio pela Primeira Turma do STF.
Por acaso é crime fazer pix para qualquer réu ?