Mundo

Avião com R$ 15 milhões cai e moradores saqueiam carga de dinheiro

Avião que transportava R$ 15 milhões caiu em Minga Guazú, no Paraguai, e moradores saquearam malotes de dinheiro antes da chegada da polícia

com R$ 15 milhões cai no e moradores saqueiam carga de

Uma falha no motor esquerdo derrubou uma aeronave de pequeno porte a apenas 750 metros da pista do Aeroporto Guaraní, na cidade de Minga Guazú, no Paraguai, no sábado (18). O avião, operado pela empresa Aerotax e fretado pela , transportava 5 milhões de dólares e R$ 15 milhões de Ciudad del Este com destino a Assunção.

Piloto morre e tripulantes ficam em estado grave

O Fernando Noldin não resistiu e morreu no local do acidente. O copiloto, Yeruti Nuñez, foi socorrido e encontra-se em estado estável. Já os dois passageiros — Hiron Bogado e Freddy Recalde — foram encaminhados a hospitais em estado grave.

Receba no WhatsApp as principais notícias do dia em primeira mão

Entre no grupo

Relatórios preliminares da Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DNAC) do governo paraguaio apontam que a aeronave registrou um alerta de falhas no motor às 15h38, pouco antes da queda. A falha atingiu o motor esquerdo durante o voo, provocando a perda de sustentação.

Saque dos malotes antes da chegada da polícia

Assim que o avião atingiu o solo, os malotes contendo dinheiro ficaram espalhados pela região. Moradores locais chegaram ao ponto do impacto antes das autoridades e levaram parte da carga. A estimativa é de que 2 milhões de dólares — o equivalente a R$ 9,96 milhões — tenham sido perdidos no saque, conforme informações da Aeroin.

O comissário Carlos Duré, do Departamento de Cooperação Policial Internacional, confirmou o desaparecimento dos valores.

– A investigação presume que parte do capital foi subtraída por pessoas que compareceram ao local imediatamente após o acidente – afirmou o chefe policial ao ABC Color.

Segundo o comissário, equipes realizaram buscas na região, porém não conseguiram recuperar o dinheiro.

Polícia rastreia conversas e alerta sobre golpes

Para identificar os responsáveis pelo saque, a polícia paraguaia passou a analisar conversas registradas no WhatsApp que circularam entre moradores da área.

Após o episódio, as autoridades emitiram outro alerta: criminosos estariam se passando por agentes de segurança para extorquir moradores que recolheram parte do dinheiro e roubar os valores.

– Foi registrado ao menos um caso em que indivíduos exigiram a devolução do dinheiro por meio de engano – informou o comissário.

As investigações seguem em andamento para localizar os montantes subtraídos e responsabilizar os envolvidos no saque e nas tentativas de extorsão.


Publicidade

Participe da conversa

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados.