Avião com R$ 15 milhões cai no Paraguai e moradores saqueiam carga de dinheiro
Uma falha no motor esquerdo derrubou uma aeronave de pequeno porte a apenas 750 metros da pista do Aeroporto Guaraní, na cidade de Minga Guazú, no Paraguai, no sábado (18). O avião, operado pela empresa Aerotax e fretado pela Prosegur, transportava 5 milhões de dólares e R$ 15 milhões de Ciudad del Este com destino a Assunção.
Piloto morre e tripulantes ficam em estado grave
O piloto Fernando Noldin não resistiu e morreu no local do acidente. O copiloto, Yeruti Nuñez, foi socorrido e encontra-se em estado estável. Já os dois passageiros — Hiron Bogado e Freddy Recalde — foram encaminhados a hospitais em estado grave.
Receba no WhatsApp as principais notícias do dia em primeira mão
Relatórios preliminares da Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DNAC) do governo paraguaio apontam que a aeronave registrou um alerta de falhas no motor às 15h38, pouco antes da queda. A falha atingiu o motor esquerdo durante o voo, provocando a perda de sustentação.
Saque dos malotes antes da chegada da polícia
Assim que o avião atingiu o solo, os malotes contendo dinheiro ficaram espalhados pela região. Moradores locais chegaram ao ponto do impacto antes das autoridades e levaram parte da carga. A estimativa é de que 2 milhões de dólares — o equivalente a R$ 9,96 milhões — tenham sido perdidos no saque, conforme informações da Aeroin.
O comissário Carlos Duré, do Departamento de Cooperação Policial Internacional, confirmou o desaparecimento dos valores.
– A investigação presume que parte do capital foi subtraída por pessoas que compareceram ao local imediatamente após o acidente – afirmou o chefe policial ao ABC Color.
Segundo o comissário, equipes realizaram buscas na região, porém não conseguiram recuperar o dinheiro.
Polícia rastreia conversas e alerta sobre golpes
Para identificar os responsáveis pelo saque, a polícia paraguaia passou a analisar conversas registradas no WhatsApp que circularam entre moradores da área.
Após o episódio, as autoridades emitiram outro alerta: criminosos estariam se passando por agentes de segurança para extorquir moradores que recolheram parte do dinheiro e roubar os valores.
– Foi registrado ao menos um caso em que indivíduos exigiram a devolução do dinheiro por meio de engano – informou o comissário.
As investigações seguem em andamento para localizar os montantes subtraídos e responsabilizar os envolvidos no saque e nas tentativas de extorsão.