Primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, destaca-se ao ser única esposa de líder do G20 a participar de plenária
Nesta segunda-feira (18), a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, chamou atenção ao ser a única esposa de um líder do G20 a participar da plenária dos chefes de Estado e de governo, realizada no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. Ela se posicionou logo atrás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Mesmo com a presença de destaque, Janja foi flagrada usando o celular durante o discurso inaugural de Lula, um detalhe que não passou despercebido pelos observadores.
Segundo fontes do Itamaraty, Janja foi a única primeira-dama a comparecer à plenária. Fontes do Ministério das Relações Exteriores afirmaram que ela solicitou que todas as primeiras-damas fossem convidadas, porém nenhuma aceitou o convite.
Tensão Diplomática e Gafes
A participação de Janja ocorre em meio a um cenário de certa tensão diplomática. Diplomatas chineses, por exemplo, deixaram claro ao governo brasileiro que não aceitariam a presença da primeira-dama nas reuniões bilaterais fechadas entre Lula e o presidente chinês Xi Jinping. Além disso, gafes recentes de Janja, como um insulto ao empresário Elon Musk com as palavras “Fuck you”, aumentaram o desconforto não só na diplomacia brasileira, mas também entre alguns membros do G20. As informações são da Revista Oeste.
Já falei anteriormente, mas não tenho medo de reafirmar, ela se acha a verdadeira detentora do mandato. Claro que tem até motivos pra se sentir assim, é representante nas olimpíadas, em vários lugares, onde, não podendo ir o titular do cargo, o natural seria ir você presidente. Mas não, vai a primeira madama, que manda e desmanda, deslumbrada.