Até 4,5 mil pessoas serão auxiliadas em um mês por insumos e medicamentos
O governo cubano solicitou ajuda ao Ministério da Saúde, que enviou uma remessa de insumos e medicamentos para auxiliar as vítimas do furacão Oscar. Este desastre natural recentemente atingiu Cuba, resultando na morte de oito pessoas e danificando mais de 10 mil lares.
Através do Programa Nacional de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres), o Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP) aprovou o envio de uma remessa que ajudará 4,5 mil pessoas durante um mês.
Segundo o departamento, a gestão do despacho é responsabilidade do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (Daf), uma divisão da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (Sectics).
“O Ministério da Saúde tem um papel fundamental no apoio humanitário internacional em momentos de desastres, especialmente na América Latina, onde o Brasil exerce um importante papel de articulação. Os kits servem para atender às necessidades básicas da população durante um tempo determinado, considerando que estruturas de saúde foram afetadas” explica Edenilo Barreira, diretor do DEMSP.