Apoio de PMs a Bolsonaro dispara na web às vésperas do dia 7

Base de apoiadores vai da baixa à alta patente
Presidente Jair Bolsonaro Recebe Apoio De PMs Nas Redes Sociais Foto, PR,Alan Santos Presidente Jair Bolsonaro Recebe Apoio De PMs Nas Redes Sociais Foto, PR,Alan Santos
Presidente Jair Bolsonaro Recebe Apoio De PMs Nas Redes Sociais Foto, PR,Alan Santos

Base de apoiadores vai da baixa à alta patente

A poucos dias da realização das manifestações do dia 7 de setembro, policiais militares têm demonstrado apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) identificou que a adesão de PMs às pautas defendidas pelo governo federal disparou em relação ao ano passado.

De acordo com o levantamento, os policiais de baixa patente (soldados, cabos, sargentos e subtenentes) representam 51% da base de apoio do presidente dentro da Polícia Militar. No ano passado, o índice era de 41%. Destes praças, 30% divulgam e interagem com conteúdos como o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal e o voto impresso e auditável. No ano passado, o índice era de 25%.

Já entre os oficiais de alta patente (aspirantes a oficiais, tenentes, capitães, majores, tenentes-coronéis e coronéis), a adesão às pautas do governo chega a 44% da tropa – em 2020, o alinhamento ao bolsonarismo era de 34%. Deste total, 23% dos oficiais reagem a conteúdos como o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal e o voto impresso e auditável. No ano passado, este índice era de 17%.

O mesmo movimento não se vê na Polícia Federal, que tem 17% de seus agentes simpáticos ao governo Bolsonaro. Na Polícia Civil, este índice é ainda menor: 13%.

Os dados foram obtidos pela FBSP por meio do cruzamento da listagem de policiais da ativa, disponível nos Portais de Transparência, e de uma pesquisa para identificar os perfis desses agentes, no Facebook e no Instagram.

Ao todo foram verificados 651 perfis. O índice de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 3%.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *