
Secretário de Cultura falou sobre o projeto para capacitação de jovens em junho deste ano
Neste sábado (18), a deputada federal Carla Zambelli compartilhou, em suas redes sociais, um vídeo em que o secretário de Cultura, Mario Frias, explica o que é o projeto Casa de Cultura Digital. O assunto veio à tona recentemente após reportagens na imprensa apontarem repasse de recursos para o projeto chamado “Casinha Games”, a iniciativa de Frias.
O secretário de Cultura explicou seu projeto durante participação no programa Sem Censura, da TV Brasil, em junho deste ano. Zambelli publicou o trecho em que Frias fala sobre a proposta e como funcionaria.
– A gente tem um projeto muito bacana, que vamos implementar no segundo semestre, que é uma casa de cultura digital. Onde a gente quer colocar, em primeiro lugar, capacitação. Fazer com que os jovens nos quatro cantos mais longínquos do Brasil tenham acesso a alguma forma de profissionalização – ressaltou.
O secretário afirmou ainda que, além de profissionalizar os jovens, a ideia é de também dar educação financeira.
– A gente planeja um curso técnico e profissionalizante e alguma coisa de educação financeira. Não só dar o subsídio para ele desenvolver uma profissão, mas também ensinar ele a lidar com o dinheiro (…) Então a ideia dessa casinha de cultura digital é trabalhar com modelagem 3D, com formação de construção de novos jogos – apontou.
Ele ainda disse que está seguindo a orientação do presidente Jair Bolsonaro.
– O presidente fala isso muito para mim. “Mário, a gente precisa fazer com que essas pessoas gerem seus recursos, para que eles não sejam dependentes da cultura eternamente”. Isso é um plano, levar essas casinhas de cultura digital para o máximo do Brasil profundo que pudermos – destacou.
O Secretário @mfriasoficial explica como a Casa de Cultura Digital vai além do curso técnico e possibilita a formação de profissões para milhares de jovens no país. pic.twitter.com/iMm4mYiugg
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) September 18, 2021