Ministro do STF Alerta Sobre Estratégias de Extremismo Durante Seminário em Brasília
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, fez declarações contundentes nesta quinta-feira (12) durante um seminário sobre a Corte, realizado em Brasília. Em sua fala, Moraes afirmou que o “populismo extremista” se inspira no nazismo e busca “corroer o sistema por dentro”.
Estratégia de Corrosão do Sistema
Moraes destacou: “Nós estamos há mais de décadas com crescimento de um populismo extremista muito grande, um populismo principalmente de extrema direita que aprendeu com os erros estratégicos do regime nazista, do regime fascista, e em vez de atacar o sistema, vem corroendo o sistema por dentro.”
O ministro explicou que essa corrosão ocorre por meio da exploração dos sentimentos de “desgosto, desilusão e temores” da população. Segundo ele, essa é a principal diferença entre os regimes extremistas da primeira metade do século XX e os movimentos atuais:
“Em vez de dizer que a democracia é ruim (não, a democracia é ótima), dizem que os instrumentos da democracia estão sendo fraudados. Em vez de dizer que a mídia e a liberdade de imprensa são ruins, dizem que a mídia está deturpando a liberdade de expressão.”
Polarização e Fortalecimento das Instituições
Moraes alertou que, mesmo onde as ideias extremistas não venceram, elas ainda causam um ambiente de polarização. Para ele, o fortalecimento das instituições é essencial para evitar o avanço desse fenômeno:
“Como fortalecer essas instituições? Olhando para trás e vendo o que permitiu que determinadas instituições, depois de quase 30 anos, fossem contaminadas e voltassem com o pensamento de 1964. Alguma coisa foi feita de forma errada.”
Contaminação Política e Independência das Instituições
O ministro também criticou a “contaminação política” entre instituições e alertou sobre os riscos de misturar órgãos de Estado com órgãos de governo:
“Não é possível misturar Forças Armadas, polícias, Judiciário, Ministério Público, com questão eleitoral. Nós vimos que não deu certo.”
Moraes reforçou a necessidade de manter a independência das instituições para garantir a saúde da democracia.
Esse cretino é cópia fiel das narrativas do luladrão! Exatamente o que ele faz,
joga que o povo indignado é quem faz! Esse sujeito asqueroso precisa ser parado! A pretensão desse canalha é calar a voz do povo! Acabar com a livre expressão!
Exatamente, para manter uma democracia,(que não é mais o caso do Brasil) cada poder deve se restringir a cumprir as suas funções, não como o STF tem feito. Legislar, executar. Criar leis , coisa que compete ao legislativo. Vetar ou ou permitir, que é coisa do executivo, no caso do presidente.
Cruz credo!
Hitler daria boas gargalhadas.
Que criatividade.