Ministro do STF defende protagonismo judicial e critica falhas do Legislativo e Executivo na garantia dos Direitos Humanos
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira (1º), durante o encerramento de um seminário na Universidade de Coimbra, que “o século XXI é do Judiciário”.
“O século XIX foi do Parlamento, o século XX foi do Executivo e, agora, o século XXI é do Judiciário”, declarou Moraes.
Críticas ao Legislativo e Executivo
Durante sua fala, o ministro afirmou que tanto o Legislativo quanto o Executivo falharam na garantia dos Direitos Humanos. Sua defesa do protagonismo do Judiciário reflete a crescente influência do STF em temas centrais da vida política e social brasileira.
Em tom descontraído, Moraes também fez um comentário dirigido a Michel Temer, ex-presidente da República presente no seminário. Ele afirmou:
Se há um culpado por sua atuação no STF, esse alguém é Temer, que o indicou ao Tribunal em 2017.
Participação de Flávio Dino e André Mendonça
Outro convidado do evento, o ministro Flávio Dino abordou o ativismo judicial e defendeu uma atuação mais incisiva da Corte, a depender das circunstâncias.
Por outro lado, o ministro André Mendonça manifestou preocupação em relação à atuação do STF. Em entrevista ao site Migalhas, ele criticou o Tribunal por, em alguns casos, invadir a competência de outros Poderes, como ocorreu no julgamento que tratou da regulação das redes sociais. Para Mendonça, esse é um tema que caberia ao Legislativo.
careca cabeca de rola nojento desgracado……e o dinheiro do INSS macaco imprestavel……deixa so o nordestino nojento do seu dono sair dela……vai pro buraco monte de merda
macaco imprestavell pq nao poe na cadeia 20 anos os ladroes do INSS…sao da quadrilha do seu patrao ne macaco……agora mulher e facil ate baton vira arma//macacos imprestavel covarde..mas quando nove dedos sair de la vc sabe seu futuro macaco imprestavel
Bag of shit…
Deixa sair a Sansão Americana ,que ele vai repetir que o século XXI é do Judiciário.kkkkkk