AGU exige remoção de vídeo de Haddad manipulado por IA do Facebook

Vídeo manipulado com IA cria polêmica
Haddad Haddad
Lula Marques/Agência Brasil

Vídeo manipulado com IA cria polêmica

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou o Facebook nesta quinta-feira (9) para que a plataforma remova, em até 24 horas, um vídeo falso que circula nas redes sociais, no qual o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aparentemente afirma que o plano do governo é “taxar tudo”.

O conteúdo, alterado com o uso de inteligência artificial (IA), mostra Haddad falando sobre a criação de impostos fictícios, como um “imposto do cachorrinho de estimação”, um “imposto pré-natal” para mulheres grávidas e um “imposto das bets”.

De acordo com a AGU, o material contém “cortes bruscos”, alterações evidentes na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, características típicas de conteúdos gerados por inteligência artificial generativa.

“A análise do material evidencia a falsidade das informações por meio de cortes bruscos, alterações perceptíveis na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, típicas de conteúdos forjados com o uso de inteligência artificial generativa”, afirmou a AGU.



2 comments
  1. Todas as pessoas que assistiram, viram que não passa de uma crítica ao desgoverno luladrão! Estão fazendo essa tempestade pra justificar um controle das redes sociais! O que foi mostrado, em crítica, representa, no momento as resoluções desse desgoverno no tocante a aumento de impostos e criação de taxas para manter a gastança! Palhaçada desses ratos!

  2. É possível perceber que se trata de uma paródia mal feita. Mas se não falou, a gente sabe que já está com os miolos fervendo, procurando alternativa para arrancar mais um pouco o povo trabalhador. Quem faz o que eles fazem, não tem nem o direito de ficar indignado. Pois só foi colocado em tom de piada, tudo que onerou ou trabalhador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *