AGU exige remoção de vídeo de Haddad manipulado por IA do Facebook

Vídeo manipulado com IA cria polêmica
Haddad Haddad
Lula Marques/Agência Brasil

Vídeo manipulado com IA cria polêmica

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou o Facebook nesta quinta-feira (9) para que a plataforma remova, em até 24 horas, um vídeo falso que circula nas redes sociais, no qual o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aparentemente afirma que o plano do governo é “taxar tudo”.

O conteúdo, alterado com o uso de inteligência artificial (IA), mostra Haddad falando sobre a criação de impostos fictícios, como um “imposto do cachorrinho de estimação”, um “imposto pré-natal” para mulheres grávidas e um “imposto das bets”.

De acordo com a AGU, o material contém “cortes bruscos”, alterações evidentes na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, características típicas de conteúdos gerados por inteligência artificial generativa.

“A análise do material evidencia a falsidade das informações por meio de cortes bruscos, alterações perceptíveis na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, típicas de conteúdos forjados com o uso de inteligência artificial generativa”, afirmou a AGU.

Pedido alternativo: tarja de aviso no vídeo

Caso o Facebook não remova o vídeo, a AGU solicita como alternativa que o conteúdo seja tarjado, com a informação de que foi gerado por IA e apresenta conteúdo manipulado.

Os advogados da União argumentam que o vídeo desinformativo viola as próprias regras da plataforma, que proíbem o uso para fins ilegais e recomendam a exclusão de conteúdos que possam interferir diretamente nos processos políticos.

Em nota oficial, a AGU reforçou:

“Os padrões da plataforma recomendam a remoção de conteúdo que possa contribuir diretamente na interferência do funcionamento de processos políticos.”

Além disso, a instituição destacou que o vídeo manipulado busca “confundir o público sobre a posição do Ministro da Fazenda acerca de assuntos de interesse público”.

Haddad rebate acusações de fake news

O ministro Fernando Haddad utilizou os canais oficiais do Ministério da Fazenda para responder ao vídeo manipulado. Em uma postagem, Haddad gravou um vídeo afirmando que circulam “muitas mentiras sobre impostos que não existem”.

A fala do ministro visou desmentir as informações descontextualizadas e combater os rumores gerados pelo conteúdo manipulado.

2 comments
  1. Todas as pessoas que assistiram, viram que não passa de uma crítica ao desgoverno luladrão! Estão fazendo essa tempestade pra justificar um controle das redes sociais! O que foi mostrado, em crítica, representa, no momento as resoluções desse desgoverno no tocante a aumento de impostos e criação de taxas para manter a gastança! Palhaçada desses ratos!

  2. É possível perceber que se trata de uma paródia mal feita. Mas se não falou, a gente sabe que já está com os miolos fervendo, procurando alternativa para arrancar mais um pouco o povo trabalhador. Quem faz o que eles fazem, não tem nem o direito de ficar indignado. Pois só foi colocado em tom de piada, tudo que onerou ou trabalhador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *