Notícias

Advogado de Lula defendeu, em 2018, o fechamento do STF

Wadih Damous é ex-deputado pelo partido

Voltou a circular nas redes sociais um vídeo do ex-deputado federal petista e advogado do ex-presidente Lula, Wadih Damous, publicado em abril de 2018. No vídeo, ele pede o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF).

– Nós temos que redesenhar o poder Judiciário e o papel do Supremo Tribunal Federal. Tem que fechar o Supremo Tribunal Federal – declarou Damous.

O vídeo de 1 minuto e 56 segundos foi publicado na página de Damous no Facebook no dia 13 de abril de 2018. Nele, o ex-deputado critica o ministro Luís Roberto Barroso, afirmando que ele “ajudou a colocar o presidente Lula atrás das grades”.

Além de sugerir que o STF seja fechado, o petista ainda falou que outra Corte deveria ser criada no lugar da atual e que os 11 ministros do STF não poderiam mais ter mandatos vitalícios (atualmente, após eleito, um ministro segue ativo até atingir os 75 anos). Sem falar em números, o ex-deputado sugeriu mandatos mais curtos.

Em agosto, quando o presidente Jair Bolsonaro entregou o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, o PT assinou, junto com outras seis legendas, um documento em solidariedade ao ministro.

O texto dizia que os partidos estavam reafirmando “seu compromisso com a garantia da ordem democrática, a defesa das instituições republicanas e o respeito às leis e à Constituição Federal de 1988, que tem o Supremo Tribunal Federal (STF) como guardião”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo