Ação do PL Contra Reajuste do IOF Cai nas Mãos de Moraes no STF 

Ação foi distribuída ao ministro nesta quinta-feira 
54427759302 A1f52867a3 C E1744745651943 54427759302 A1f52867a3 C E1744745651943
Foto: Antonio Augusto/STF

Ação foi distribuída ao ministro nesta quinta-feira 

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi designado como relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que o Partido Liberal (PL) protocolou contra os decretos do governo (PT) que elevaram as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

A ação foi protocolada na última quarta-feira (4) e distribuída ao ministro, na quinta (5). 

O Projeto de Lei solicita que o Tribunal conceda uma medida cautelar para interromper os efeitos dos textos em sua totalidade e, finalmente, declare a inconstitucionalidade.

Para o PL, há um claro “o desvio de finalidade quando da edição dos decretos” porque “a única intenção foi garantir, deliberadamente, o aumento imediato da arrecadação em arrepio das normas constitucionais que obrigam a observação da noventena e da anualidade, para que o Poder Executivo possa continuar gastando inconsequentemente, sem a adoção de qualquer medida estrutural para equalização da situação de emergência e calamidade fiscal à qual o próprio Governo Federal deu causa”. 

O partido também está buscando a solicitação de informações à Presidência da República e depoimentos do advogado-geral da União, Jorge Messias, e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, conforme relatado pelo site O Antagonista.



1 comments
  1. Não tem solução. Caiu nas mãos do maldito, já era! Arquivado. Tempo e custos operacionais jogados no lixo. Esse é o Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *