8 de janeiro: CPI do Distrito Federal vai pedir o indiciamento de G. Dias

Relatório da comissão está sendo lido nesta quarta-feira, 29
Gonçalves Dias No Palácio De Planalto No Dia 8 De Janeiro Gonçalves Dias No Palácio De Planalto No Dia 8 De Janeiro
Gonçalves Dias no Palácio de Planalto no dia 8 de janeiro | Foto: Reprodução/CNN Brasil

Relatório da comissão está sendo lido nesta quarta-feira, 29

Nesta quarta-feira, 29, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do Distrito Federal apresentará o relatório final da investigação dos atos ocorridos em 8 de janeiro. Segundo informações antecipadas pelo Metrópoles, mais de cem indivíduos foram indiciados, incluindo o general responsável pelo Gabinete de Segurança Institucional do presidente Luiz Inácio da Silva em janeiro, Gonçalves Dias, também conhecido como G. Dias.

Em abril, foi revelado que G. Dias esteve presente no Palácio do Planalto durante a invasão de 8 de janeiro e interagiu com os manifestantes, sem tomar medidas para impedi-los, após imagens sigilosas terem sido divulgadas. Ele acabou sendo demitido na mesma data.

Foi divulgado que a Abin modificou um documento sobre o acontecimento de 8 de janeiro por ordem de G. Dias, no qual ele solicitou que fosse retirada a informação de que havia recebido um aviso em seu celular sobre a possibilidade de invasão de edifícios públicos.

Votação do relatório da CPI do DF sobre o 8 de janeiro deve ocorrer nesta tarde

Hermeto, deputado distrital do MDB, pretende solicitar o indiciamento da subsecretária de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do DF, a coronel Cíntia Queiroz de Castro, além de G. Dias, de acordo com seu relatório.

De acordo com o Metrópoles, a linha principal do relatório de Hermeto será responsabilizar os indivíduos encarregados do planejamento que supostamente deveriam ter prevenido o ocorrido em 8 de janeiro. Além disso, o portal informa que há um texto alternativo já preparado por Fábio Felix, membro do partido PSol.

“Ele já está pronto e será apresentado caso o relator decida blindar figuras centrais do processo golpista”, disse Felix ao Metrópoles, que pretende indiciar, por exemplo, o ex-presidente e toda a cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal.

A leitura do relatório deve terminar no fim da manhã, e a votação deve ocorrer à tarde. As informações são da Revista Oeste.

1 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *